Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO FORMA DE MELHORAR A PERCEPÇÃO DE RISCO NO TRÂNSITO
Agmar Bento Teodoro, Cristiane Teixeira Soares, Guilherme Rodrigues Sales, Gabriela Pereira Faustino

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


De acordo os dados de acidentes de trânsito em Belo Horizonte há um alto índice de acidentes envolvendo pedestres. Entende-se que capacitar crianças é possível que elas se tornem adultos mais conscientes em relação ao trânsito e consequentemente pode haver uma diminuição do número de atropelamentos. Assim, este estudo tem como objetivo realizar uma atividade de educação e segurança no trânsito com crianças do ensino fundamental de uma escola na cidade de Belo Horizonte.
Para subsidiar elaboração das atividades foi feito um diagnóstico, através de desenhos elaborados pelos alunos, para identificar o nível de percepção que as crianças têm sobre o trânsito. O procedimento feito foi avaliar os desenhos atribuindo um peso a 10 (dez) elementos esperados em um desenho. São eles: i) Sinalização horizontal; ii) Veículos; iii) Pedestres; iv) Semáforos; v) Via; vi) Construções; vii) Sinalização vertical; viii) Condutor; ix) Redutores de velocidade e x) Problemas no trânsito. De acordo com método a presença desses elementos no desenho são pontuadas (dada uma nota). Dessa forma, um desenho pode ser avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A partir dos dados obtidos dos desenhos e do perfil levantado de cada aluno foi possível inferir como os hábitos desses alunos interferem em sua percepção em relação ao trânsito e, a partir do diagnóstico propor uma intervenção a fim de aumentar sua capacidade de identificar os elementos viários como também os problemas enfrentados no trânsito.

Palavras-chave


Educação de trânsito. Adolescente. Percepção de risco.