Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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IDENTIFICAÇÃO OU MASSIFICAÇÃO? ENTENDENDO OS IMPACTOS DA EXPANSÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS
Deborah Oliveira Santos, Gislene Duarte Garcia, Lucas Costa Bosi, Laura Oliveira Cardoso

Última alteração: 2018-09-18

Resumo


O objetivo da pesquisa foi investigar, sob a percepção dos consumidores, os efeitos da característica essencial do sistema de franquias: a padronização. Duas são as perspectivas exploradas. Sob um ponto de vista, os procedimentos padronizados das franquias podem trazer familiaridade e até mesmo um sentimento de pertencimento e segurança aos consumidores, principalmente quando estes estão em locais que não são seus locais habituais de trânsito. Por outro lado, há várias críticas ao modelo de franquias exatamente por buscar uma padronização extrema de seus processos e produtos. Essa linha de argumentação parte de uma preocupação sobre o impacto da padronização, tanto nas próprias organizações, quanto na cultura de uma localidade. Ou seja, a padronização acabaria por trazer um isomorfismo às instituições, às práticas gerenciais e demonstra uma tendência de uniformização dos consumidores. Esses, independente da cidade ou país, passariam a contar com as mesmas opções de consumo, destruindo, de certa forma a identidade local. Como métodos de pesquisa foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas e aplicados 100 questionários com turistas brasileiros que viajaram para o exterior nos últimos 24 meses. O objetivo foi verificar o comportamento de consumo durante a viagem. A análise de dados foi realizada a partir de estatística descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que a presença das redes de franquia tem crescido e retiraram espaço de empresas locais.

Palavras-chave


Franquia. Turismo internacional. Comportamento de consumo.