Tamanho da fonte:
TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E O PROGRAMA DE ESTUDOS EM ENGENHARIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA (PROGEST) DO CEFET MG: UM ESTUDO SOBRE ESCOLARIZAÇÃO.
Última alteração: 2018-09-19
Resumo
A presente pesquisa, que está sendo realizada dentro do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST, CEFET MG, tem por finalidade compreender o que leva o trabalhador da construção civil a ingressar no curso de formação oferecido pelo Programa e, também, qual o papel da família e dos seus pares no trabalho para esse retorno aos bancos escolares. A Metodologia de pesquisa utilizada é a análise da história de vida de um trabalhador-aluno do Programa, visando traçar o percurso formativo desse sujeito, tendo como referência a Metodologia da Escola Sociológica de Chicago. A coleta de dados é feita com os alunos do PROGEST que cursam Gestão de Obras, buscando compreender, por meio da análise da história de vida, o papel desempenhado pela família (tanto pai e mãe, quanto sua família atual, ou seja, esposa e filhos) na trajetória escolar desses trabalhadores-alunos. A pesquisa apresenta, como resultado parcial, a influência da família na trajetória escolar desses sujeitos, tanto no sentido de incentivo para continuação dos estudos quanto nas interrupções dos mesmos, para fins de exercício laboral e sustento da família ou outros motivos. Como conclusões, ainda parciais, o estudo compreende que o processo de escolarização ao longo da vida e a busca de formação na área, pelos trabalhadores da construção civil, são ações sociais realizadas pelo trabalhador-aluno mas influenciadas pela família, pela comunidade da qual faz parte e dos seus pares no trabalho.
Palavras-chave
Construção civil. Trabalhadores da construção civil. PROGEST. Família. Escolarização. Perspectiva não escolar. Formação. Ação Social