Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
MOTOR DE COMBUSTÃO COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA: FORMATAÇÃO DE TEXTO DIDÁTICO E AVALIAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO
Adelson Fernandes Moreira, Gabriel Gonçalves dos Santos Rodrigues

Última alteração: 2018-09-28

Resumo


O objetivo deste trabalho é a revisão e o aperfeiçoamento, nos quesitos edição e conteúdo, de uma apostila composta por uma série de textos, atividades e exercícios, compilados e autorais, feita por professores de Física da Coordenação de Ciências, com a finalidade de conduzir os alunos do 2º ano da Educação Técnica Profissional de Nível Médio ao domínio dos conceitos de Termodinâmica a partir do estudo da estrutura e do funcionamento do motor de combustão interna, assim como discutir as implicações sociais do uso intensivo dessa tecnologia em um modelo de mobilidade urbana centrado no carro particular. Todas as informações reunidas que necessitavam de ajustes foram transcritas de textos em PDF para a plataforma Overleaf onde o material foi todo editado e revisado pelo sistema LaTeX. O uso do sistema LaTeX tornou possível uma edição mais formal e organizada do material trabalhado, que é um documento longo no qual são utilizadas várias citações, referências cruzadas e numerações de capítulos, seções, subseções, figuras e tabelas. A continuidade do projeto prevê uma análise da utilização do material, mediada pelo diagrama do sistema de atividade, elaboração, aplicação e tabulação de uma ficha de avaliação a ser respondida pelos estudantes.

Palavras-chave


Material didático. Termodinâmica. Motor de combustão.