Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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O GESTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
Maria Adélia Costa, Elizabeth Maria Pinto

Última alteração: 2018-08-28

Resumo


O estudo do Gesto Profissional no Brasil ainda é incipiente, principalmente, relacionado quando relacionado a educação. Assim, este estudo tem por objetivo buscar subsídios para conhecer e refletir sobre a importância do Gesto Profissional na prática profissional docente, pois, a percepção do docente quanto sujeito profissional, marca sua característica, sua atuação e seu trabalho. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, visa a identificar a percepção docente, seus conhecimentos, técnicas, habilidades, normas de comportamento e hábitos adquiridos na vida social e na prática profissional. O levantamento bibliográfico realizado indica um silêncio, sobre a temática, nas produções científicas, e embora ainda em fase de desenvolvimento, os dados observados indicam que os professores nem sempre associam os seus gestos profissionais a uma ação permanente e inerente à atividade docente. Portanto, políticas de formação contínua de docentes podem induzir uma formação crítica, que promova gestos profissionais integrados ao processo de aprendizagem emancipatória e destituída de uma reprodução social. Nesta perspectiva, o Gesto Profissional pode ser considerado um novo recurso/ementa na formação continuada de professores para que a prática profissional docente se construa com uma ação transformadora no modo de agir, sentir, pensar, e praticar os hábitos e valores. Sendo consequente, uma aprendizagem significativa e transformadora do sujeito na educação profissional.

Palavras-chave


Gesto Profissional. Formação de Professores. Educação Profissional.