Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EPTNM: UMA RELAÇÃO VIRTUOSA
Maria Adélia Costa, Rejane Cassiano Meneses

Última alteração: 2018-08-28

Resumo


Apresentamos neste texto relatos de experiência docente, desenvolvida por meio de projetos e minicursos, para alunos da formação profissional de nível médio, ora denominada de “Curso Normal”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através do estudo de caso, de uma professora que supervisiona o estágio curricular do curso normal, de uma escola pública estadual, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Tem por objetivo possibilitar a reflexão de que o uso das tecnologias, nas práticas pedagógicas das futuras professoras de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, pode ser uma relação virtuosa, pois, as tecnologias digitais, em ambientes virtuais, foram de suma importância para o cumprimento das horas destinadas ao Estágio Supervisionado. Além disso, possibilitaram às estagiarias, professorandas normalistas, o (com)partilhamento de experiências de convivência e práticas nas escolas/estágios. Esclarecemos que as tendências online, em cursos presenciais, contemplam os mais variados recursos audiovisuais e meios de acessos a plataformas como AVA e Mooble. Entendemos que as experiências de prática pedagógica da EPTNM, aqui analisadas, conseguiram integrar os aparatos tecnológicos como recursos audiovisuais, a formação na e para a prática social e do trabalho.

Palavras-chave


Narrativa audiovisual. Educação profissional e tecnológica. Tecnologias.