Tamanho da fonte:
O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EPTNM: UMA RELAÇÃO VIRTUOSA
Última alteração: 2018-08-28
Resumo
Apresentamos neste texto relatos de experiência docente, desenvolvida por meio de projetos e minicursos, para alunos da formação profissional de nível médio, ora denominada de “Curso Normal”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através do estudo de caso, de uma professora que supervisiona o estágio curricular do curso normal, de uma escola pública estadual, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Tem por objetivo possibilitar a reflexão de que o uso das tecnologias, nas práticas pedagógicas das futuras professoras de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, pode ser uma relação virtuosa, pois, as tecnologias digitais, em ambientes virtuais, foram de suma importância para o cumprimento das horas destinadas ao Estágio Supervisionado. Além disso, possibilitaram às estagiarias, professorandas normalistas, o (com)partilhamento de experiências de convivência e práticas nas escolas/estágios. Esclarecemos que as tendências online, em cursos presenciais, contemplam os mais variados recursos audiovisuais e meios de acessos a plataformas como AVA e Mooble. Entendemos que as experiências de prática pedagógica da EPTNM, aqui analisadas, conseguiram integrar os aparatos tecnológicos como recursos audiovisuais, a formação na e para a prática social e do trabalho.
Palavras-chave
Narrativa audiovisual. Educação profissional e tecnológica. Tecnologias.