Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
MOTIVOS E OBJETO DE UMA ATIVIDADE COLABORATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Rutyele Caldeira Moreira, Viviane Cota Silva, Wellington Nascimento Martins

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


No presente texto apresentamos e analisamos uma atividade de pesquisa de Iniciação Científica realizada com alunos e professoras do curso de Engenharia de Computação e um aluno do curso Técnico Integrado em Edificações do CEFET MG – Campus Timóteo. Para tal a equipe realizou um estudo sobre os principais conceitos e aplicações de domótica e de outras iniciativas didáticas com o intuito de aprimorar o ensino de Instrumentação e Controle Automático de Processos. Depois foi feito um levantamento dos equipamentos disponíveis no laboratório de Instrumentação do CEFET-MG, campus Timóteo, que foram utilizados em algumas atividades com os alunos. Com base nessas experiências teve início o projeto da planta piloto. A confecção da planta não ocorreu conforme o planejado, mas kits didáticos e simuladores foram utilizados e contribuíram para um maior interesse dos alunos pelas aulas de laboratório de IACP, segundo pôde ser notado pelos autores, durante as aulas. Para analisar a referida atividade fizemos uso da Teoria da Atividade de Engeström (2001, 2002, 2008), para apontarmos os motivos e o objeto da atividade, assim como os instrumentos que medeiam o processo. Concluiu-se que os conceitos de domótica atraíram a atenção dos alunos e que atividades dessa natureza podem ser potencialmente úteis para a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina.

Palavras-chave


Planta piloto. Domótica. Teoria da atividade. Interação.