Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM EM PROJETO DE ARQUITETURA
Fernanda Ribeiro Jordão, Thiago Borges Silva, Victoria Maria Akel Lemos Oliveira

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


No campo da arquitetura e urbanismo, o processo de criação é um ato condicionado ao entendimento de particularidades teóricas, técnicas, críticas e sociais, o que mostra a necessidade de abordagens interdisciplinares no sentido de promover e ampliar a compreensão dos diversos aspectos que compõem a complexa atividade de projetar. Assim, diferentes ferramentas são inseridas no processo de ensino/aprendizagem de projeto arquitetônico e suas interfaces, no desenvolvimento de um repertório individual, que constitui uma base de referências em permanente construção. Neste projeto de iniciação científica, a utilização da analogia com a natureza tem possibilitado o desenvolvimento do processo criativo, aplicando nos projetos de arquitetura uma outra abordagem de projetar. Como exemplo temos o estudo sobre das aproximações entre a arquitetura e a natureza, onde prática da observação do meio natural origina grandes avanços nas criações, no processo de desenvolvimento da criatividade. A metodologia de trabalho de análise microscópica da estrutura da folha da planta conhecida como "espada de São Jorge", permitiu a analogia com a estrutura da Viga Vierendeel Curva, e a partir desta, a Concepção Estrutural de um Modelo Tridimensional, que foi desenvolvido através de desenhos de observação, síntese gráfica bidimensional e modelos tridimensionais. Chegando a conclusão que o processo de criação passa pela prática de observar, compreender e aplicar.

Palavras-chave


Projeto arquitetônico. Analogia. Natureza.Estrutura.