Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA – OBR’2019, MODALIDADE PRÁTICA DE NÍVEL II
Paulo Henrique Cruz Pereira, Juliano Coelho Miranda, Ryan Gianesini da Silva, Gabriel Cândido de Oliveira, Gabriel de Lima Martimiano

Última alteração: 2019-09-06

Resumo


A OBR estabelece, anualmente, uma tarefa em que os alunos deverão construir robôs que atendam a mesma. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos. A modalidade Prática de Nível 2 é voltada aos alunos do ensino médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular que não estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso de terceiro grau. Em 2019, a missão, da OBR Prática, é simular um ambiente de desastre em que o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil e perigoso para o ser humano, um robô autônomo, recebe uma tarefa complexa: resgatar vítimas sem interferência humana. A linguagem de programação utilizada foi a C, para Arduino. Na construção foram utilizados os kits robóticos Bioloid e Tetrix, bem como usinagens de peças, Arduino Uno, diversos sensores e componentes eletrônicos. Para seguir a linha, trajeto no qual o robô deve percorrer, foram utilizados cinco sensores de luz por infravermelho e dois sensores de cor. Os desvios de obstáculos são realizados pela leitura de um sensor de ultrassom. Para conseguir subir a rampa, foi realizado um estudo sobre o centro de massa do robô, bem como a utilização de sensores de toque e infravermelho. A identificação e resgate das vítimas foram realizados por meio do sensor ultrassônico. O robô obteve êxito na execução da tarefa proposta. Como proposta futura incluir acelerômetro e câmera de imagem.

Palavras-chave


Robótica. Robótica Pedagógica. Interdisciplinaridade.