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ANÁLISE DO DISCURSO ENGENDRADO E AUTORIA FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018
Última alteração: 2019-09-04
Resumo
As recentes discussões sobre gênero e etnia nos motivam a pensar nos seus desdobramentos acerca do ambiente escolar, não só nos conteúdos curriculares, tema já fruto de muitas pesquisas, mas também na maneira como esse debate chega até o os alunos. O que se percebe é ainda um número reduzido de mulheres citadas e estudadas nas últimas séries do Ensino Médio. Além disso, quando citadas, ocupam um pequeno espaço ou nota da página inteira, predominando, portanto, o cânone masculino e branco. Dessa forma, esta pesquisa se debruça sobre o currículo de Literatura no Ensino Médio por meio do livro didático enviado pelo governo para as escolas de todo o país. A metodologia compreende em quantificar as escolhas feitas pelos autores dessas coleções, no que tange ao gênero para se obter uma amostra importante sobre como o discurso engendrado chega até o aluno do Ensino Médio. Na fase atual da pesquisa a ser apresentada, observou-se que a quantidade de textos de autoria feminina encontrados não ultrapassa os 30%, no caso das autoras negras, o índice cai para 10%. A abrangência desse acervo é uma amostra do que e como mudar a realidade do ensino de literatura no país para se criar uma política de diversidade mais ampla e significativa nos muros da escola.
Palavras-chave
Livro didático. Autoria feminina. Ensino.