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MODA E INTERCULTURALIDADE: UM ESTUDO SOBRE NAÇÕES DE CONTEXTOS ALTOS E BAIXOS
Última alteração: 2019-08-12
Resumo
No cenário mundial, a indústria da moda está crescendo cada vez mais e por meio das roupas é possível observar os valores e as características de uma cultura, considerando que as vestimentas se tratam de uma linguagem não verbal (LARSSON, 2014; SANTAELLA, 2003). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo interpretar os significados da indumentária e dos estilos de diferentes povos, além de depreender como a moda é representada em países de contextos altos e baixos. Para isso, a pesquisa baseia-se na análise dos aspectos culturais de quatro países, sendo eles: Arábia Saudita, Índia, Inglaterra e Estados Unidos. A metodologia adotada é de caráter qualitativo e consiste em revisões literárias e entrevistas semiestruturadas. Assim, os resultados têm mostrado que cada pessoa atribui um significado distinto para as vestimentas, os quais estão relacionados ao contexto cultural inserido da nação. Dessa forma, percebe-se que os países de alto e baixo contexto apresentam escolhas divergentes no momento de se vestir, considerando que cada pessoa avalia as peças, mesmo que de forma implícita, através das influências identitárias de sua cultura. Sendo assim, este estudo contribui para ampliar a visão do mundo da moda e suas variações entre as nações.
Palavras-chave
Moda. Interculturalidade. Contextos altos e baixos.