Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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CONHECIMENTOS MOBILIZADOS NOS ITENS OBJETIVOS DA PRIMEIRA FASE DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA NA ÓPTICA DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA
João Paulo de Castro Costa, Sofia Lopes Isenmann, Lara Melanie Bastos Morais

Última alteração: 2019-09-03

Resumo


Anualmente, desde 1989, a Sociedade Brasileira de Física promove a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Há uma grande preocupação no Ensino de Física do Brasil tanto em entender os conhecimentos avaliados em exames de larga escala e em provas desse modelo, bem como em avaliar sua consonância com o currículo do ensino médio. Os objetos de análise deste trabalho são as provas dos níveis II e III aplicadas na primeira fase da OBF nas edições dos anos 2016, 2017 e 2018, das quais avaliam-se os aspectos da cognição envolvidos na resolução dos itens (questões) da OBF. O instrumento balizador para a categorização desses aspectos é a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), que apresenta uma proposta de classificação bidimensional cruzando uma dimensão do conhecimento, isto é, “o que” o estudante deve saber para resolver a tarefa proposta associado com os processos cognitivos envolvidos em tal resolução, refletindo em “como” o problema é resolvido. Os itens foram avaliados e categorizados na óptica da TBR, verificando que, o domínio do conhecimento conceitual teve maior frequência (60,6% dos itens válidos) e os processos cognitivos mais recorrentes foram aplicar (42%) e lembrar (14,5%). A dimensão do conhecimento metacognitivo não foi verificada em nenhum dos itens, de todas as edições da prova, assim como o processo da cognição criar. Essa análise permite ter um panorama geral dos conhecimentos avaliados auxiliando na inferência acerca da complexidade de cada prova.

Palavras-chave


Olimpíada brasileira de física. Avaliação. Aspectos da cognição. Taxonomia de bloom revisada.