Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ELABORAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO JAVA PARA O ENSINO DE INTEGRAL E DERIVADA E SUAS SOLUÇÕES NUMÉRICAS
Silvio Alves de Souza, Millena Cristina Oliveira Dutra, Pedro Henrique Estevam Vaz de Melo

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


Em várias áreas do conhecimento, como Matemática e Informática, é comum a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC’s. Estas TIC’s contribuem no processo de ensino aprendizagem dando suporte ao professor e aluno tornando as aulas mais agradáveis. Uma das proposições da informática educativa é a possibilidade de criação de um Objeto de Aprendizagem (OA), que utiliza qualquer recurso digital o qual possa ser utilizado para o suporte ao ensino, tanto presencial quanto á distância. Sendo assim, destaca-se a sua versatilidade, devido à possibilidade de ser utilizado em diversos ambientes educacionais e sendo capaz de renovar a prática docente do professor por meio de interações com os ambientes informatizados. Na construção deste objeto de aprendizagem foi utilizada a linguagem Java. O Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de fácil acesso, simples de se trabalhar e que irá de encontro com nossas expectativas. Nosso objetivo foi criar um Objeto de aprendizagem para ensino de Matemática no ensino superior, especificamente ensino de integral simples e de derivada de primeira e segunda ordem. Na solução dos problemas utilizamos soluções numéricas, de modo que possa auxiliar o professor de Matemática e servir como facilitador no processo de ensino aprendizagem. Como resultado, conseguimos construir um software educacional que irá contribuir no processo de ensino e aprendizagem no ensino de integral e derivada.

Palavras-chave


Objeto de aprendizagem. Java. Soluções Numéricas.