Tamanho da fonte:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Última alteração: 2019-09-18
Resumo
A compreensão de determinados temas da Química Orgânica por estudantes tem sido um grande desafio para professores em diferentes realidades de ensino. Vários autores concordam que o aprendizado mediado por atividades lúdicas estimula a integração entre o conteúdo e as atividades práticas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o uso dos jogos é uma ferramenta capaz de tornar o ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficiente. Entre as plataformas existentes no mercado, percebe-se uma ausência de metodologias lúdicas e inovadoras. Sendo assim, este projeto teve o objetivo de criar um jogo digital que favorecesse o aprendizado de alunos de ensino médio de temas relacionados à Química Orgânica. O jogo contará com questões para o jogador, que ganhará pontos ao respondê-las corretamente. Os pontos poderão ser gastos dentro do jogo em forma de customização e melhorias de habilidade. O objetivo é estimular o jogador a progredir no jogo, possibilitando diversão, aprendizado e retenção. Foram realizadas reuniões e discussões com profissionais da área de desenvolvimento de jogos para que fosse possível obter orientações a respeito do processo, assim como também receber feedback a respeito do que já foi desenvolvido. Atualmente o jogo está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, possuindo documentação completa e algumas partes jogáveis. Utilizamos a metodologia ágil para o desenvolvimento, além do paradigma de estórias de usuário.
Palavras-chave
Ensino de química. Jogos digitais. Química orgânica.