Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Gisele Vidal Vimieiro, Marina Gama de Melo, Natália Santos Silveira

Última alteração: 2019-09-12

Resumo


O elevado consumo de produtos e serviços na sociedade atual desencadeou uma grande geração de resíduos sólidos e, por conseguinte, uma série de impactos ambientais. Com base nisso, foi realizado um estudo para medir o nível de conhecimento a respeito do assunto por estudantes da Escola Municipal Arthur Guimarães, partindo da hipótese de que eles apresentam um breve conhecimento de que danos ambientais podem ser causados pelo descarte inadequado de resíduos, porém desconhecem medidas para evitá-los, como a reciclagem de resíduos orgânicos, que é o foco principal do projeto. Após a aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, foram realizadas aulas e atividades práticas envolvendo a confecção e manuseio de uma composteira. Durante a realização das atividades de educação ambiental, foi notável o aprendizado e interação dos estudantes com relação ao assunto tratado. Também foi observado que a escola produzia uma quantidade significativa de resíduo orgânico, que tem o potencial de ser utilizado na compostagem. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível notar uma melhora significativa na percepção ambiental dos alunos, que passaram não só a compreender com mais profundidade o assunto, como também obtiveram mais informações para se tornarem cidadãos proativos e preocupados com a sustentabilidade do lugar onde vivem.

Palavras-chave


Compostagem. Resíduos sólidos. Percepção ambiental. Ensino fundamental.