Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ DE COMPETIÇÃO
Ariany Carolina Oliveira, Igor Roberto Miranda Alves Crispim, Raul Lima Carvalho

Última alteração: 2019-08-19

Resumo


Atualmente, a robótica educacional tem sido amplamente utilizada como ferramenta pedagógica cujo objetivo é potencializar a compreensão de conteúdos curriculares pelos alunos, além de desenvolver diferentes habilidades, como o trabalho em grupo, o raciocínio lógico e criatividade. Por meio da montagem e programação de robôs, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática conceitos que são aprendidos em sala de aula, o que aumenta o interesse deles pelos conteúdos que são ministrados. Outro recurso que tem sido utilizado como forma de aumentar o interesse dos alunos em sala de aula são as competições científicas, como por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A última tem objetivo de estimular e promover o estudo da robótica, além de identificar talentos na área. Portanto, o objetivo deste trabalho é o projeto e construção de um robô autônomo seguidor de linha para participação em competições de robótica. Para a construção do robô, primeiramente foram realizados estudos para o desenvolvimento do projeto eletrônico e mecânico. Foram investigados também robôs seguidores de linha de outras equipes de robótica. Até o momento, foi obtido o projeto do chassi. A parte final do projeto consiste no desenvolvimento da eletrônica e programação do robô. Ao final, espera-se que seja desenvolvido um robô seguidor de linha que possa participar de competições de robótica.

Palavras-chave


Robótica. Autônomo. Robô seguidor de linha.