Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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PLAY(CODE): UMA PLATAFORMA GAMIFICADA PARA O APRENDIZADO INTERATIVO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - PARTE I
Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, Ismael Santana Silva, Flávio Roberto dos Santos Coutinho, Gustavo Marques

Última alteração: 2019-09-23

Resumo


O objetivo do Play(code) é oferecer um ambiente de ensino gamificado e colaborativo que fomenta o aprendizado desse conteúdo, autodidata ou guiado por um tutor. A metodologia adotada consiste em uma abordagem dividida em cinco etapas. Sendo que dessas, três já foram concluídas. Inicialmente, foi realizado um levantamento e uma caracterização dos sistemas educacionais existentes focados no ensino de Lógica de Programação. Por meio dessa caraterização foi possível identificar as vantagens e os limites desses sistemas. Em seguida, foram levantadas, na literatura, as estratégias de qualidade de uso para motivar a utilização contínua na plataforma. Posteriormente, os requisitos funcionais, não funcionais e a arquitetura do Play(code) foram especificados, visando alcançar objetivo da plataforma. A quarta fase, em andamento, consiste no desenvolvimento do Play(code). A plataforma está sendo desenvolvida em módulos e cada nova versão é verificada por testadores e avaliadas por especialistas em Interação Humano Computador (IHC). Finalizado o desenvolvimento, o Play(code) será avaliado junto aos usuários finais. Em termos de contribuições, essa pesquisa é relevante uma vez que disponibiliza uma plataforma para auxiliar no ensino de Lógica de Programação, por meio de recursos que estimulam o aprendizado de um conteúdo considerado desafiador e complexo.

Palavras-chave


E-learning. Aprendizado à distância. Gamificação.