Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM SERVIÇO DE DESKTOP REMOTO PARA ALUNOS DE INFORMÁTICA DO CEFET-MG UNIDADE VARGINHA
Daniel Guimarães Lago, Ana Clara Molina Ramos, Victoria da Silva Santos

Última alteração: 2019-09-06

Resumo


Acesso remoto é uma tecnologia que permite que um computador consiga acessar um servidor privado por meio de um outro computador sem a necessidade de um cabeamento entre eles. No emprego dessa tecnologia, ferramentas são instaladas nos computadores e servidores que reúnem dados relacionados ao desempenho dos hardwares e softwares conectados à rede. Na instituição CEFET-MG Campus Varginha, os estudantes, principalmente aqueles que acabaram de ingressar no curso técnico integrado de Informática, não querem modificar as suas próprias máquinas, mas gostariam de utilizar as ferramentas que os computadores dos laboratórios da instituição proporcionam em suas residências, visto que necessitam de softwares para realizar testes e executar as atividades do curso. Entretanto, esses alunos não se sentem confortáveis para alterar as configurações de suas máquinas pessoais, uma vez que o custo operacional de um software pode acarretar em um desempenho menor de sua máquina. Com o desenvolvimento do projeto proposto por esta pesquisa, pretende-se desenvolver um serviço de desktop remoto para que alunos do curso de informática do CEFET-MG Campus Varginha possam utilizar softwares e abrir arquivos das máquinas dos laboratórios da instituição em suas máquinas pessoais. Essa proposta aumentaria a produtividade do aluno, que poderia realizar trabalhos remotamente, sem a necessidade de um suporte presencial e sem o custo operacional agregado a um determinado software, por exemplo.

Palavras-chave


Acesso remoto. Serviço de Desktop. Alunos do curso técnico de informática.