Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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ESTUDO DO TAMPONAMENTO EMERGENCIAL A FRIO E A QUENTE DE BURACOS EM VIAS URBANAS UTILIZANDO MATERIAL 100% RECICLADO PROVENIENTE DA FRESAGEM DE PAVIMETOS ASFÁLTICOS
Flávio Padula, Rodrigo Rezende

Última alteração: 2019-08-28

Resumo


De acordo com dados levantados pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, no Brasil, grande parte dos pavimentos estão em situação de baixa qualidade e conforto para os usuários. É importante encontrar alternativas mais baratas e sustentáveis para os serviços de manutenção da malha rodoviária. Nesta linha de raciocínio, pesquisas relacionadas à reciclagem de asfalto ganham força. Tendo em vista esta necessidade, a reciclagem a quente do Concreto Asfáltico Fresado – CAF é uma boa alternativa para uso em serviços de tapa-buracos. O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento destas misturas já em seu estado de uso, sendo submetida aos esforços provenientes do tráfego e também às intempéries. Neste estudo, o CAF é reciclado a quente, e sua aplicação é feita a frio e a quente. Assim, busca-se comparar o desempenho de cada uma destas. Para isso, foi utilizada uma mistura contendo 100% de CAF para aplicações em operações tapa-buracos em vias urbanas na cidade de Belo Horizonte. A aplicação a quente apresentou melhor desempenho quando comparada à aplicação a frio. Tal resultado deve-se, provavelmente, ao melhor poder aglutinante do material asfáltico quando aplicado a quente. Conclui-se, porém, que ambas as técnicas são viáveis, cabendo apenas usá-las adequadamente. O material a frio deve ser utilizado apenas em situações emergenciais (dias chuvosos, por exemplo), já o material a quente, em situações que se busque maior durabilidade do serviço.

Palavras-chave


Reciclagem a quente. Concreto asfáltico fresado. Tapa-buraco.