Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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ESTUDO DO CONTROLE DE TRAÇÃO E FRENAGEM REGENERATIVA DE UM MOTOR BLDC APLICADO À UMA BICICLETA ELÉTRICA
Matusalém Martins Lanes, Rodolfo Lacerda Valle, Otávio Rodrigues Gomes, Bruna Kethelen Reis da Silva

Última alteração: 2019-08-19

Resumo


A produção não sustentável prejudica o meio ambiente acarretando sérios impactos, até mesmo irreversíveis. Desses impactos, destacam-se mudanças climáticas (efeito estufa), causadas pelo aumento de gases, em especial o CO_2, produzido por automóveis baseados em combustíveis fósseis. Mediante a utilização de veículos elétricos, que vem se tornando cada vez mais viáveis, acredita-se ser uma possível solução de mobilidade para contrapor-se às questões do aquecimento global e da dependência que existe dos combustíveis fósseis. Nesse sentido, o uso de bicicletas elétricas (ebike) vem se tornando muito atrativo. Um sistema de tração de uma ebike foi desenvolvido no software MATLAB®/Simulink®, sendo composto pela modelagem do sistema elétrico de tração e do modelo dinâmico de uma bicicleta. Através da integração de ambos os modelos, tem-se que estratégias de acionamento e controle possam ser ensaiadas e suas implicações no movimento dinâmico da bicicleta possam ser compreendidas. Além do fato de bicicletas elétricas impactarem positivamente no meio ambiente, reduzem o transtorno causado pelos engarrafamentos e melhoram a qualidade de vida dos seus usuários. Sobretudo, o projeto desenvolvido também explora conceitos de eficiência energética ao implementar a frenagem regenerativa no sistema proposto e como resultados temos a validação da estratégia de controle adotada e das restrições de projeto previstas pela norma de transito brasileira para bicicletas elétricas.

Palavras-chave


Bicicleta elétrica. Eletrônica de potência. Motor BLDC. Simulação.