Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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TABULEIRO RAIO X: UM SOFTWARE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO XADREZ
Franciscarlos Nascimento Ávila Pereira, Andrea de Oliveira Barra, Andrey Pereira Aureliano, Lucas de Souza Fernandes

Última alteração: 2019-09-12

Resumo


O xadrez é um esporte de alta complexidade que exige uma visão tática e estratégica do jogador. Neste esporte é possível analisar vários elementos enxadrísticos com o uso de softwares específicos desenvolvidos para sua prática por meio de algoritmos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver um software, denominado de “Tabuleiro Raio-X”, para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem das teorias do xadrez. Este software tem como intuito estimular a visão espacial, a concentração e a memorização do estudante, permitindo a ele visualizar claramente as possibilidades de ataque nas casas do campo adversário. Para o desenvolvimento deste software utiliza-se a IDE PyCharm, juntamente com a linguagem de programação Python, e se encontra em fase de implementação. Além disso, foi adicionado o módulo PyGame, pois permite a construção de elementos gráficos, captura de eventos do mouse e teclado, inclusão de sons e detecção de colisões entre os elementos gráficos, entre outros recursos. O software mostra o número de casas que cada jogador controla no campo do adversário, por meio de uma cor predeterminada. Desta forma, o software facilita o aprendizado do xadrez e consequentemente pode melhorar as capacidades cognitivas que poderão influenciar no desempenho acadêmico, haja vista que há estudos que comprovam que o jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula.

Palavras-chave


Xadrez. Software. Processo de ensino-aprendizagem.