Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
AMBIENTE VIRTUAL PARA ESTUDOS TEÓRICOS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
Andrea de Oliveira Barra, Paulo de Oliveira Lima Júnior, Leonardo Silva Miguel

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


Com base nos avanços tecnológicos com vistas a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, este projeto de BIC-Jr (2019), visa criar um ambiente virtual que disponibilize os conteúdos da disciplina Educação Física. Desta forma os conhecimentos adquiridos por esta via permitirão ao aluno interagir melhor com a informação, visando facilitar o processo de aprendizagem. Assim sendo, considera-se as questões ligadas a Tecnologia de Informação e Comunicação, como uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo. Os procedimentos do projeto foram divididos em duas partes, a primeira (já concluída) foi a criação do ambiente virtual em Linguagem de Marcação Hypertext Markup Language (HTML) voltada para: estruturação de documentos e apresentação visual de documentos em um navegador de internet. O ambiente virtual conta com abas específicas para: lançamento de conteúdos (textos, áudios, vídeos e imagens), ambiente para alocação de avaliação com gabarito e correção automática pelo sistema, ambiente para acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. A segunda parte (em curso) visa trabalhar a funcionalidade do ambiente virtual adicionando os conteúdos e avaliações, aprimorando e criando novas funcionalidades com vistas a oferecer um ambiente virtual de fácil manuseio, tanto para os professores quanto para os alunos. O ambiente virtual vem passando por análise criteriosa para identificação de erros e de novas opções de funcionalidades que podem melhorar seu uso.

Palavras-chave


Ambiente virtual. Conteúdos teóricos. Educação física.