Tamanho da fonte:
KITS DE OFICINAS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS: CRIAÇÃO DE MATERIAL PARA DINAMIZAÇÃO E REVISÃO DE ESCRITA
Última alteração: 2019-09-06
Resumo
As dificuldades de leitura e escrita ampliam-se em nossa contemporaneidade não só nas aulas de Redação e Estudos Linguísticos do CEFET-Varginha, mas também nas demais disciplinas da Formação Geral e Formação Técnica, visto que textos como relatórios, resumos, resenhas, dissertações e artigos de opinião são solicitados por muitos professores, que também têm dificuldades em requisitar e avaliar esses tipos textuais, dados às particularidades dos gêneros em questão, bem como aos entraves que os alunos apresentam em relação à escrita, especialmente nas primeiras e segundas séries do ensino EBTT. A partir deste contexto, e em perspectiva multidisciplinar com demais cursos e disciplinas, objetiva-se primeiramente, trabalhar com estes tipos textuais em formas de oficinas, de maneira a delimitar material para a produção de kits de oficinas textuais, com características básicas para a compreensão, produção e revisão destes textos, além de especifidades linguísticas, como coesão e coerência intratextuais, e na sequência, em outra etapa, disponibilizar estes processos trabalhados de modo presencial em formato digital, virtualizando todos os processos e etapas para serem acessados. Por meio de revisão bibliográfica, observação e pesquisa de particularidades textuais e linguísticas, foi possível obter resultados que denotassem como jogos básicos, em modo concreto de gamificação, como da memória e trilha, contribuem para a compreensão dos mecanismos de escrita em diferentes gêneros.
Palavras-chave
Produção textual. Tecnologias. Práticas de ensino.