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ENTRE CARTAS: UMA ABORDAGEM DE ESCRITA E LEITURA EM TEMPOS DIGITAIS NO CEFET-VARGINHA
Última alteração: 2019-09-06
Resumo
O hábito histórico e tradicional de escrever cartas, com o advento das tecnologias, perdeu-se em meio a tantas formas digitais de estar junto e fazer-se presente na contemporaneidade. E mesmo assim, os conteúdos programáticos e avaliações institucionais, exigem o domínio do gênero carta. Conforme Marcuschi e Xavier (2001) e Barros (2000), a prática da escrita aliada ao estudo do gênero, possibilita maior interação e produção de sentido. Assim, a abordagem pautou-se nos procedimentos e metodologia de observação, coleta de dados e revisão bibliográfica em torno das trocas de correspondências, com objetivo de dinamizar o estudo deste gênero no ensino EBTT, de forma dinâmica. Através da interação entre alunos do CEFET Varginha e IF Sul de Minas, campus Três Corações, que continuou com os alunos do CEFET-Nepomuceno, duas escolas de Varginha e entre os próprios alunos da unidade, os relatos e resultados dessa experiência denotaram que a escrita manuscrita, aliada ao contexto do autor-interlocutor, possibilita ampla reflexão sobre os vários letramentos que necessitam ser trabalhados em torno do ensino e aprendizagem com gêneros textuais, registros formais de escrita e impacto do contexto tecnológico na vida de jovens estudantes. Com isso, a pesquisa concluiu que uma atividade prazerosa e diferente com leitura e escrita, por meio de cartas, possibilita reflexões relevantes sobre os usos escolares e sociais da escrita nesta era digital.
Palavras-chave
Gênero textual. Escrita. Tecnologias.