Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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UM ESTUDO CONCEITUAL SOBRE SUPERCONDUTIVIDADE
Raphaella Bahia Soares Cabral, Ana Clara Molina Ramos, Raissa Ferreira Augusto, Susana Raquel Alves

Última alteração: 2019-09-05

Resumo


A supercondutividade é definida como a propriedade da presença de diamagnetismo perfeito e da ausência de resistividade elétrica apresentada por determinadas substâncias quando sua temperatura atinge valores inferiores a temperatura crítica. Temperatura crítica é o valor característico de cada material, abaixo do qual o material se comporta como supercondutor. A supercondutividade só é possível pela formação dos pares de Cooper que se propagam na rede cristalina. Abordando esse tema, pretendemos trazer uma explicação didática de um tema contemporêneo da Física. O trabalho constitui o planejamento dos assuntos tratados e a realização de pesquisas bibliográficas. A partir das nossas referências, redigimos um artigo denominado “Supercondutividade: Compreendendo a formação dos Pares de Cooper e sua aplicabilidade no Ensino Médio”, no qual elucidamos os conceitos, a história, as teorias e os fenômenos relacionados à supercondutividade. Além disso, analisamos a viabilidade da realização de um experimento, no qual fosse possível demonstrar o efeito Meissner. Dessa forma, foram estudadas maneiras de facilitar a compreensão dos conceitos da supercondutividade, dos pares de Cooper e do efeito Meissner para que esses sejam abordados em aulas para estudantes do Ensino Médio.

Palavras-chave


Supercondutividade. Pares de cooper. Física no ensino médio.