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O JARDIM DE VEREDAS QUE SE ENTRECRUZAM: JOGOS COMPUTACIONAIS E LITERATURA
Última alteração: 2019-09-11
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no CEFET/MG, Unidade Varginha, a qual teve por objetivo desenvolver um jogo multiplataforma, baseado em um texto literário e, a partir da aplicação do jogo aos alunos, averiguar como e se o uso desse tipo de ferramenta poderia auxiliar no aprendizado da literatura. O jogo - denominado "The Forking Paths" - foi inspirado no conto O Jardim de Veredas que se Bifurcam, do escritor argentino Jorge Luís Borges. O jogo foi elaborado por meio da engine de desenvolvimento de jogos Unity3D. Após a finalização do game, ele foi disponibilizado a três turmas de alunos dos terceiros anos do ensino médio, juntamente com uma dinâmica de leitura do conto diferente para cada classe. Depois dessa etapa, os alunos responderam a questionários que traziam perguntas referentes ao game, ao texto literário e ao entrecruzamento de ambos em relação à leitura literária. Os resultados mostraram que jogos computacionais podem ser auxiliares no processo ensino-aprendizagem da Literatura, pois oferecem uma forma diferenciada - dinâmica e lúdica para a leitura, sem, no entanto, substituir o conhecimento e acesso ao texto literário. Além dos tutoriais para criação do jogo, utilizamos, para esta pesquisa as Orientações curriculares para o ensino médio, além das reflexões do professor Rildo Cosson acerca da leitura literária e textos relacionados ao Letramento Digital.
Palavras-chave
Jogos computacionais. Leitura literária. Ensino de literatura.