Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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O DISCURSO LEGISLATIVO SOBRE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA VIDA SOCIAL SOB O OLHAR DA IMPRENSA MINEIRA
Irlen Antônio Gonçalves, Abner Rodrigo dos Reis, Isis de Almeida Ameno

Última alteração: 2019-09-05

Resumo


Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica que abordou as questões relacionadas as discussões que entrelaçam a República, a educação e a formação do trabalhador. De maneira geral, o interesse centrou-se na compreensão das proposições de políticas públicas para a Educação Profissional e, especificamente, atentou para compreender como foram absorvidas pela imprensa periódica as propostas de intervenção das políticas de instrução e educação do trabalhador mineiro. Vimos que nessas políticas foram produzidas as representações de trabalhador, de trabalho, de cidadania, de sociedade etc, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo; ainda, identificou como, nos diferentes lugares e momentos, a realidade social foi determinada, pensada e construída para intervir na vida das pessoas. O recorte temporal iniciou no ano 1891, quando ocorreu o primeiro trâmite de reforma do ensino republicano, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas e finalizou no ano de 1913, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, tomando a forma de ensino complementar ao primário. As fontes contempladas foram os jornais que circularam em Minas Gerais no período. O referencial teórico-metodológico pautou-se no entrecruzamento da História Política com a História dos Conceitos.

Palavras-chave


Discurso legislativo. Imprensa. Trabalhador. Representação.