Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA EM SAÚDE MENTAL - REVISÃO INTEGRATIVA COM IMPLICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Andrea Cruz Marcelino, Ana Elizia Nogueira Rabelo

Última alteração: 2019-09-06

Resumo


O transtorno mental comum (TMC) permanece obscura por não haver uma causa que realmente explique essa doença tão estigmatizada. Percebe-se que, muitas vezes, existe formação de concepções fragmentadas e ela pode ocorrer por vários motivos, podendo ser por uma contextualização inadequada ou ausência de transversalidade na abordagem desse tema em sala de aula. O cuidado com a saúde mental tem sido cada vez mais evidenciado nos últimos tempos e constituem um fenômeno complexo (Traverso,1999) podendo ser explicado por causas biológicas, psicológicas e sociais. Estudos evidenciam que a atividade física pode ser usada no tratamento desses transtornos (Strohle, 2009). A prática da atividade física entra como uma modalidade terapêutica na vida das pessoas com TMC sendo uma forma capaz de gerar benefícios para saúde mental e após revisão de vários artigos relativos ao tema conclui-se que uma aula de educação física de qualidade é uma experiência agradável para os alunos já que a escola é o principal ambiente que oportuniza ao aluno ser fisicamente ativo e o professor de Educação Física, no contexto dos TMC, possui além da função de desenvolvimento de estratégias para a prática de atividades corporais como também o papel de influenciador de hábitos futuros desses alunos ficando evidente que parte dessa prática pedagógica se voltará, não só para o tratamento, que é um dos objetivos, mas também da prevenção e como instrumento de conhecimento para o aluno.

Palavras-chave


Transtorno mental comum. Atividade física. Ansiedade. Depressão.