Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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LUARA - DESENVOLVIMENTO DE UM ASSISTENTE VIRTUAL DE ATENDIMENTO INSTITUCIONAL UTILIZANDO O IBM WATSON ASSISTENT
Odilon Corrêa Silva, Luana Oliveira Cabral, Raissa Franco Souza

Última alteração: 2019-09-09

Resumo


Os portais eletrônicos são vitrines expositivas, nas quais Organizações, Públicas e Privadas, podem publicar informações que são voltadas ao público em geral, por exemplo, instituições de ensino. O portal do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), unidade Timóteo, contêm um conjunto de páginas Web que seguem uma padronização em sua interface. Essa padronização tem a finalidade de facilitar a leitura do usuário, levando-o com maior rapidez ao seu destino. No entanto, os portais podem ser melhorados em termos da interação e localização das informações. Dessa maneira, nossa hipótese é que uma possível solução tecnológica para melhorar a experiência dos usuários ao acessar um portal eletrônico está na adoção de Assistentes Virtuais Inteligentes. Um Assistente Virtual Inteligente é um software capaz de simular uma conversação com usuários, interpretar suas demandas e recomendar as soluções mais relevantes. Para isso, foi criado um aplicativo um Assistente Virtual Inteligente capaz de auxiliar o usuário no processo de recuperação da informação dentro do portal eletrônico do CEFET-MG, unidade de Timóteo. A principal vantagem na adoção e utilização de um Assistente Virtual está no ganho de tempo de procura. Isso significa que, em vez de navegar por páginas e páginas, o usuário apenas pergunta ao assistente e será respondido de imediato.

Palavras-chave


Assistente virtual. IBM watson. Cognição.