Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ARQUITETANDO O SOCIAL: INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA COMO ESTÍMULO À SOCIALIZAÇÃO NA UNIDADE VARGINHA DO CEFET-MG
Luiz Pinheiro da Guia, Helen Ribeiro Rodrigues, Gabriele Balandino Moreira, Bruna Sarto Lima Leandro

Última alteração: 2019-09-09

Resumo


Uma boa arquitetura garante a boa integração entre os espaços e sua utilização por diversos usuários. Esta pesquisa tem como finalidade o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para a criação de um ambiente de socialização entre alunos, docentes e servidores. O projeto de intervenção arquitetônica, objeto desta pesquisa, orientará a futura construção do ambiente proposto. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de arquitetura escolar, arquitetura vernacular, placemaking e estudos de caso para auxiliar no processo criativo. Além disso, pesquisou-se sobre o bambu, material alternativo para a construção civil, que será utilizado neste projeto. Como premissa projetual, adotou-se a arquitetura modular visando criar uma volumetria que, além de otimizar o processo construtivo, poderá ser reproduzido em outras áreas do CEFET-MG Campus Varginha, bem como nos demais Campi da instituição. O local definido para a implantação do ambiente situa-se anexo ao novo prédio de salas de aula. A partir do levantamento do local e do programa de necessidades, foram analisados os aspectos determinantes para o avanço do projeto arquitetônico. Dando sequência à pesquisa, foi desenvolvido o estudo preliminar, que envolve a criação da estrutura aliada ao material proposto. Como resultado, foi elaborado o anteprojeto, etapa que visa a obtenção da solução final arquitetônica, ou seja, das diretrizes para a produção do projeto executivo, propósito da futura intervenção.

Palavras-chave


Intervenção arquitetônica. Relações sociais. Placemaking.