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PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS: RECURSOS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
Última alteração: 2019-09-12
Resumo
O estudo e ensino de jogos digitais está presente no CEFET-Contagem desde sua criação em 2012. Foi possível assim constatar que o uso de jogos digitais mostrou-se uma ferramenta de mediação do processo ensino e aprendizado capaz de motivar os estudantes a buscar além das requisições das disciplinas. Com a criação do grupo de pesquisa "Jogos para o Ensino de Ciências e História - CEFET/MG" em 2018 novas bases foram lançadas e a game engine Unity3D foi escolhida. A Unity3D é o motor de jogos que permite criar experiências ricas em 2D, 3D, RV e RA. A Unity3D é hoje a game engine mais utilizada no mundo com mais da metade dos jogos de plataforma móvel sendo desenvolvida em sua base. Seu editor integrado tem permite trabalhar elementos visuais, dinâmica dos jogos, lógica e regras de negócio, ferramentas para criação de games 2D e 3D , geração de pathfinding IA e uma engine de física integrada. O projeto permite aos estudantes contato direto com a pesquisa e o desenvolvimento de softwares , garantido uma experiência única nesse momento de formação. Permite ainda partilhar com a comunidade acadêmica os conhecimentos adquiridos por meio de apresentações, minicursos e do material instrucional organizado a partir dos estudos. Além disso, com o produto assim elaborado, espera-se permitir boa dose de aprendizado transversal, bem como transferência de conhecimentos, no sentido de que qualquer estudante ou professor de qualquer escola pública possa “aprender brincando”.
Palavras-chave
Ensino. Unity3d. Jogos digitais.