Tamanho da fonte:
GUIA DE ESTILO DE PROJETO DE INTERFACES PARA SISTEMAS DESKTOP COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO ENSINO DE PROJETO DE SISTEMAS EM CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO
Última alteração: 2019-08-23
Resumo
Uma das importantes atividades do processo de desenvolvimento de um software é o design de suas interfaces com o usuário. Diante disso, conteúdos relacionados ao design de interfaces estão frequentemente presentes no ensino de desenvolvimento de sistemas. Nas disciplinas, as boas práticas de design de interfaces são apresentadas explorando as diretrizes e princípios gerais para que o projeto de interfaces seja adequado. No entanto, atingir as características desejadas não é uma tarefa simples, especialmente para alunos em processo de aprendizagem. Por outro lado, embora cada sistema tenha suas especificações próprias, é possível identificar alguns cenários e interações comuns a maioria dos sistemas apenas com algumas variações. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi criar um guia de estilo que reúna modelos de interfaces e interações comuns a sistemas desktop. Para isso, foi realizado um levantamento de heurísticas e guias de estilos voltado para interfaces de aplicações desktop. Em seguida, foi desenvolvido um protótipo funcional que seguia as heurísticas levantadas para servir de exemplo para os alunos. Aproveitando as interfaces deste protótipo, desenvolveu-se um guia de estilo interativo com as devidas orientações. O protótipo e o guia de estilo estão sendo utilizados nas disciplinas do curso e tem se mostrado um importante instrumento de auxílio a aprendizagem.
Palavras-chave
Projeto de interface. Guia de estilo. Ensino.