Tamanho da fonte:
ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA
Última alteração: 2019-09-03
Resumo
Os resultados obtidos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos de 2012, com o foco em Matemática, mostraram que os estudantes de ensino básico do Brasil tiveram uma nota bem aquém da média internacional. Por mais que a discussão sobre o balanço entre o ensino de Matemática Pura e de Matemática Aplicada no ensino básico perdure há tempo, o currículo de matemática utilizado no Brasil à época da avaliação demonstrou uma ênfase em Matemática Aplicada um pouco acima da média internacional e uma abordagem da Matemática Pura bem abaixo da média. Este trabalho propõe uma aplicação de ferramentas matemáticas na Robótica, como material alternativo para o ensino-aprendizagem de Matemática, tanto na sua forma Pura quanto Aplicada. São abordados, principalmente, os conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica, nos estudos de posicionamento, cinemática direta e cinemática inversa de braços robóticos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de revisão bibliográfica sobre Robótica, a fim de levantar os conceitos matemáticos a serem expostos, e a aplicação dos conceitos obtidos no software V-REP, que é um ambiente computacional gratuito de simulação de Robótica.
Palavras-chave
Álgebra linear. Geometria analítica. Matemática aplicada. Robótica.