Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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PROJETOS DE VIDA E EXPECTATIVAS DE JOVENS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTUDO DE CASO – CURSO PRO-TÉCNICO/CEFET-MG
Raquel Quirino, Raquel de Castro Salomão Chagas, Silvia Danizete Pereira Barbosa, Laura Quirino Gonçalves, Stéphanie Pereira Barbosa

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


Historicamente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) tem sido uma forma das classes menos favorecidas terem acesso à uma formação de qualidade para inserção no mercado de trabalho. Tendo como lócus o Programa de Extensão Curso Pro-Técnico do CEFET-MG, a presente pesquisa exploratória, teórica-empírica-documental, de cunho quali-quantitativo apresenta os dados do programa desde a sua criação até a presente data e analisa aspectos que interferem nas trajetórias, projetos de vida, motivações e expectativas dos alunos do curso. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com alunos/as do Programa no ano letivo de 2019 acerca de seus dados pessoais (gênero, raça e origem escolar), familiares (renda familiar, benefícios assistenciais, doença/deficiência, número de integrantes, moradia, escolaridade etc.), evidencia-se que os sujeitos são em sua maioria do gênero feminino, pardos, oriundos de escolas públicas e expostos a vulnerabilidades sociais diversas. Os resultados são parciais, uma vez que a previsão de conclusão da pesquisa é para 2020. Espera-se a partir da análise final compreender em que medida o Programa tem contribuído para a formação integral de jovens em vulnerabilidade social, para além da preparação para o vestibular dos cursos técnicos.

Palavras-chave


Educação Profissional. Juventudes. Projetos de vida. Pro-Técnico.