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ESPAÇOS E CANTOS DE TRABALHO EM MILTON NASCIMENTO
Última alteração: 2019-08-23
Resumo
Esta pesquisa pretende estabelecer reflexões a respeito das imagens de trabalho presentes em canções criadas por Milton Nascimento, muitas delas com parceiros do chamado Clube da Esquina. A pesquisa se fará observando tanto as letras como ritmos, harmonias e melodias. Percebemos, nas composições do artista, ecos de trabalhos escravos, ressonâncias de atividades urbanas e rurais marcados pela repetição rítmica como a imitar os gestos do trabalho, estruturas melódicas relacionadas à ideia de pergunta e resposta, presente em canções da tradição popular chamada “folclórica”. Nota-se, também, cadências mais lentas ligadas à vontade de fuga, de busca de liberdade e utopia. Algumas canções revelam o ideal de um trabalho harmonizado com a natureza bucólica, o amor e a vida cotidiana, trazendo heranças do estilo literário árcade, mas apresentando o lado negro dos ritmos e sonoridades típicas do mundo da escravidão, algo totalmente esquecido na produção do arcadismo. As canções ligam-se à vida cotidiana, à memória coletiva, a experiências partilhadas. O estudo sobre imagens do trabalho em canções de Milton aproxima os estudos literários de um aspecto extremamente importante no CEFET: a relação entre técnica e trabalho, as diversas formas de se pensar a noção de técnica, passando do campo primitivo ao moderno, incluindo diálogos entre técnicas de composição e tecnologia dos meios de comunicação de massa.
Palavras-chave
Milton Nascimento. Trabalho. Canção.