Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 15ª Semana de Ciência & Tecnologia 2019 - CEFET-MG

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PLAY(CODE): UMA PLATAFORMA GAMIFICADA PARA O APRENDIZADO INTERATIVO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - PARTE II
Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, Ismael Santana Silva, Flávio Roberto dos Santos Coutinho, Joice Sena, Daniel Franco

Última alteração: 2019-09-12

Resumo


Este projeto teve como objetivo estimular o aprendizado de Lógica de Programação, por meio de uma plataforma online gamificada e colaborativa, denominada Play(code). O objetivo do Play(code) é oferecer um ambiente de ensino que fomenta o aprendizado desse conteúdo, autodidata ou guiado por um tutor. A metodologia adotada para desenvolver o projeto consistiu em uma abordagem dividida em cinco etapas. Destas, as etapas (1) Caracterização das plataformas existentes que focam no ensino de lógica de programação e (2) Definição das estratégias que visam estimular e motivar o uso contínuo de sistemas interativos, já foram concluídas. Atualmente, o projeto encontra-se nas etapas de desenvolvimento e teste do Play(code). Finalizado o desenvolvimento, o Play(code) será avaliado junto aos usuários finais. Em termos de contribuições, essa pesquisa é relevante uma vez que, disponibiliza uma plataforma para auxiliar no ensino de Lógica de Programação, por meio de recursos que estimulam o aprendizado de um conteúdo considerado desafiador e complexo.

Palavras-chave


E-learning. Aprendizado à distância. Gamificação.