Tamanho da fonte:
A INCLUSÃO NO BRASIL E O APRENDIZADO DE CRIANÇAS ESPECIAIS NA ÁREA DA TECNOLOGIA, UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS NO PROGRAMA ENXURRADA DE BITS
Última alteração: 2019-09-03
Resumo
A inclusão educacional e, consequentemente, social têm criado novos paradigmas para todas as pessoas, profissionais e estudiosos envolvidos no assunto. Nota-se, atualmente, um crescimento na inserção de pessoas especiais no mercado de trabalho, o que consequentemente, obriga educadores, empregadores e responsáveis a pensar em possibilidades de garantir a essas pessoas a capacitação necessária para realizarem as tarefas inerentes a cada profissão. O estudo de caso narrado neste trabalho analisa a inclusão de crianças com necessidades especiais no Programa “Enxurrada de Bits” oferecido pelo CEFET-MG. Uma das principais funções do curso é desenvolver nos alunos o interesse pela tecnologia, assim, são relatadas as dificuldades encontradas no caminho, bem como os progressos desenvolvidos nesse cenário de alunos especiais nas turmas dos cursos de Programação e Robótica ofertados pelo Programa bem como o desenvolvimento social e cognitivo, as dificuldades de aprendizagem encontradas no processo, os métodos de ensino aplicados e o direcionamento dos instrutores do curso. Dentro dessa perspectiva, acredita-se que este trabalho contribuirá de forma significativa para os profissionais da educação que se veem em situações que envolvem a inclusão.
Palavras-chave
Educação inclusiva. Robótica inclusiva. Inclusão educacional.