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FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO CEFET-MG
Última alteração: 2019-09-18
Resumo
O objetivo geral dessa pesquisa de iniciação científica foi mapear os docentes que atuam na educação básica, na modalidade de educação profissional, no CEFET-MG, agrupando-os nas seguintes situações: Grupo 1 - possuem cursos de licenciaturas; Grupo 2 – bacharéis sem complementação pedagógica e; Grupo 3 - bacharéis com complementação pedagógica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que, segundo Minayo (2001), se traduz por ser aquela que trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário online, além de consulta ao currículo lattes dos professores dessa instituição. Alguns dos resultados relevantes está no fato de que no campus I e II, do CEFET-MG, predomina um quadro de professores não formados para o exercício da profissão docente. Essa situação é mais agravante no que tange a formação técnica, que concentra 88% de profissionais exercendo a profissão professor, embora não sejam formados para tanto. Entendemos que a resolução nº 06/2012, que determina a formação em educação, dos profissionais bacharéis ou tecnólogos que estão atuando na EPTNM até 2020, é uma possibilidade favorável à mudança desse quadro crítico que se apresenta na formação acadêmica inicial dos docentes que atuam na EPT.
Palavras-chave
Licenciatura. Educação profissional técnica de nível médio. CEFET-MG.