Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO DE LEITURA TÁTIL EM BRAILLE PARA AUXILIAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
Sílvia Calmon de Albuquerque, Vinícius Ferreira Pinheiro

Última alteração: 2023-08-31

Resumo


O objetivo deste projeto é desenvolver um dispositivo de leitura tátil em Braille de baixo custo para auxiliar deficientes visuais na alfabetização e leitura. O sistema Braille é essencial para que pessoas cegas possam acessar e compreender informações escritas de forma independente. No entanto, dispositivos eletrônicos tradicionais para leitura Braille são caros e inacessíveis para a maioria da população. O projeto iniciou a partir de entrevistas com pessoas com problemas visuais e educadores para mapear as necessidades em relação à leitura Braille. Depois, ocorreu a construção de um protótipo com LEDs, representando caracteres Braille e, em seguida, desenvolveu-se outro circuito com fios de NiTinol, para simular um display Braille com a expansão desses fios para mover pinos táteis. Por fim, iniciou-se o processo de modelagem dos pinos e células Braille a serem impressos em 3D. Algumas dificuldades relacionadas à dimensão das peças e à expansão/retração dos fios de NiTinol atrasaram a conclusão do dispositivo. Análises e medições indicaram a necessidade de incorporar transistores ao circuito. Os resultados foram tanto a montagem dos circuitos com LEDs e fios de NiTinol, como a modelagem 3D preliminar. Esta etapa não foi concluída devido ao prazo e aos desafios técnicos. Observou-se a durabilidade limitada dos fios de NiTinol após múltiplas expansões/retrações. Apesar dos obstáculos, o desenvolvimento do display Braille evoluiu e pode ser continuado em futuros projetos. O projeto demonstrou a viabilidade de um dispositivo de baixo custo e a importância de criar soluções acessíveis para reduzir o analfabetismo de pessoas cegas.

Palavras-chave


Sistema braille. Dispositivo de leitura tátil. Deficiência visual.