Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
ALINHANDO A EDUCAÇÃO COM A AGENDA 2030: DESENVOLVENDO PRÁTICAS DIDÁTICAS SEGUINDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS (ODS)
Bernardo Henrique Mayrink De Jesus, Beatriz Fonseca Durão, Livia Cristine de Rezende Alves, Fabiana De Moura, Fabiana da Conceição Pereira Tiago

Última alteração: 2023-08-21

Resumo


Todas as crianças e jovens têm direito a uma educação de qualidade e equitativa em ambientes de aprendizado formais durante a sua vida. Objetivando atingir esta premissa de educação equitativa e de qualidade para todos os povos, foi elaborada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 reúne um plano de ação que objetiva eliminar a pobreza, preservar o planeta e proporcionar aos cidadãos do mundo paz e prosperidade. É de fundamental importância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Atualmente, temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Portanto, desejamos aliar tais ferramentas proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 em escala local.

Palavras-chave


Sustentabilidade. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conhecimentos Prévios.