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UMA IMPLEMENTAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL NUMA TRILHA INTERPRETATIVA DA SERRA DA PIEDADE
Última alteração: 2023-08-31
Resumo
O projeto consistiu na reprodução em ambiente virtual da trilha São Francisco da Serra da Piedade com o objetivo de propiciar uma experiência fiel ao ambiente da trilha de forma mais acessível. O ambiente natural da serra está sendo alterado constantemente por atividades humanas, como mineração na área e alterações na trilha para facilitar a travessia. Portanto, o projeto também tem como objetivo preservar a identidade visual do solo e vegetação na reprodução criada. Para realizar a implementação foram utilizados principalmente dois programas. O primeiro é o Blender, um software de modelagem 3d de código aberto, utilizado para a criação dos objetos que populam o cenário, como vegetação e formações rochosas utilizando os elementos reais como referência. O segundo é a Unreal, um motor de jogos moderno e acessível, utilizado para a criação do ambiente virtual e as mecânicas de navegação. O ambiente virtual criado reproduz parcialmente a trilha, contendo parte do relevo da trilha e objetos representando elementos da vegetação e geologia local. A reprodução também possui elementos de jogabilidade que permitem o jogador a aprender sobre os elementos presentes na trilha, fazendo com que também seja uma experiência educativa. O projeto atual está avançado e já possui diversos dos elementos propostos implementados de forma parcial, permitindo a navegação e interação com objetos no ambiente. Esforços atuais estão focados na melhoria visual dos elementos implementados, para que sejam visualmente fiéis aos elementos reais que representam. É esperado que o projeto final sirva como uma alternativa mais acessível à experiência da trilha e que sirva como registro do ambiente natural da Serra da Piedade.
Palavras-chave
Jogo educativo. Realidade virtual. Serra da Piedade.