Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERFIL, ABORDAGENS E IMPLEMENTAÇÕES
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, Gabriele Maria Borges de Lima

Última alteração: 2023-08-28

Resumo


Com a suspensão das atividades presenciais no CEFET-MG, em da função da pandemia da Covid-19, a sala de aula física e todo ambiente escolar esteve ausente do cotidiano de estudantes e professores, entre 2020 e 2021. A falta desses espaços, que também são motivações para disseminação de leitura e formação de leitores, impactou de maneiras diversas a forma como a leitura se apresentou e se construiu na vida desse jovem, naquele momento. Essa pesquisa teve como objetivos centrais, mediante cenários de isolamentos e retornos presenciais das atividades escolares: investigar que lugar a leitura tem ocupado (ou não) na vida do jovem estudante de ensino médio da unidade Varginha, seja por meio de livros impressos ou digitais, textos de diferentes gêneros ou outros materiais; analisar de que forma essa habilidade leitora tem se construído ou não, e por meio de quais suportes ou aparatos, se físicos, digitais ou ambos. Através de revisão bibliográfica e pesquisa descritiva, com análises qualitativas e quantitativas das coletas de informações dos estudantes ingressos entre 2020 e 2021 e finalização de estudos prevista para 2022 e 2023, a investigação traçou um breve perfil leitor do jovem de ensino técnico em contexto de distanciamentos e pós-pandemia, a fim de melhor conhecer suas realidades. E a partir disso, observou-se, portanto, que implementações de novos e já conhecidos recursos didáticos, metodologias e abordagens são viáveis e fundamentais para desenvolver e aprimorar habilidades de leitura, tanto em situação de excepcionalidade, como da pandemia, quanto no dia a dia escolar presencial, reimplementado em 2022.

Palavras-chave


Leitura. Habilidades. Identidades.