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DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE CÔNICAS
Última alteração: 2023-09-01
Resumo
No CEFET-MG, cônicas compreendem o final da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL), aparecem em outras disciplinas de maneira teórica e também servem para modelar problemas práticos. Neste projeto o aluno inicialmente revisou o conteúdo de cônicas em materiais teóricos, como livros e apostilas, com o auxílio de aplicativos como o GeoGebra e o software Calculadora de Matrizes. Tendo como foco buscar estratégias ativas de ensino, foi realizada uma pesquisa nas dissertações do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) acerca dos objetos estudados, para em seguida buscar trabalhos voltados para o desenvolvimento de jogos didáticos. Após esse estudo inicial, deu-se início à elaboração de jogos interativos para que o professor de GAAL, que deseja implementar em suas aulas uma metodologia ativa e dinâmica de ensino, possa trabalhar as propriedades algébricas e geométricas desses objetos matemáticos de maneira mais lúdica. Após algumas pesquisas, constatamos que Python seria uma linguagem apropriada para a ideia que queríamos desenvolver, visto a facilidade de compreensão, a disponibilidade de tutoriais escritos e em vídeo, a semelhança com certos aspectos de C e também pela maior simplicidade, não só de escrita, mas também de imprimir elementos na tela. O aluno não possuía familiaridade com essa linguagem, mas rapidamente avançou em seus estudos, trabalhando com operadores, estruturas de controle, funções e bibliotecas, que foram de fundamental importância na construção do programa. O jogo desenvolvido consiste de um “Perguntados”, em que após clicar em botões para iniciar, o jogador deve analisar uma pergunta e uma imagem propostas, e marcar uma das opções na tela como resposta. Outros jogos foram esboçados, mas não foram implementados.
Palavras-chave
Cônicas. Python. Jogos.