Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO HISTÓRICO MATEMÁTICO A PARTIR DA APOSTILA “CÁLCULO DIFERENCIAL E SUAS APLICAÇÕES” (1980)
Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Érica Marlúcia Pagani Leite, Otávio Gabriel Alves Lara

Última alteração: 2023-09-01

Resumo


A pesquisa propõe a análise do ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) a partir de uma apostila de matemática para a segunda série elaborada por dois professores, durante a década de 1980, que ensinavam matemática no CEFET- MG: Arnaldo Stochiero e João Bosco Laudares. O foco da pesquisa é analisar como era o ensino de CDI nas escolas técnicas, qual era a abordagem utilizada, a metodologia de ensino empregada, os tipos de exercícios e se eram efetivos para o público-alvo a que se dedicavam, ou seja, principalmente, os alunos do CEFET-MG. Como metodologia para a pesquisa foi utilizado o método de pesquisa histórica comparativa, que consiste em delinear o contexto histórico, ou seja, elaborar uma historiografia a partir do contexto em que a fonte utilizada está inserida. De forma geral, é quando se faz uma comparação do que existia antes com o que existe nos dias atuais, para isso foram realizadas entrevistas com um dos criadores de nossa fonte documental e, também, uma aluna que participou do processo de ensino de cálculo com base nessa apostila. Com base nas informações coletadas foram obtidos alguns resultados como: a utilização da apostila para diferentes cursos, a disponibilidade dessa apostila para outros professores, a utilização da apostila e seu foco em determinados cursos, e também uma sequência de outras apostilas e materiais didáticos que foram desenvolvidos a partir dessa ideia inicial que era dar ênfase na necessidade de CDI durante o ensino técnico para as disciplinas técnicas. A partir desses resultados podemos concluir que o material utilizado para o ensino de cálculo era muito técnico e apresentava pouca formalização dos conteúdos. Além disso, não apresentava situações ou problemas relacionados às disciplinas técnicas.

Palavras-chave


História da Educação Matemática. Ensino de Cálculo. História da Instituição.