Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Fernanda Aparecida Ferreira, Bruna Ribeiro Lacerda, Gilmer Jacinto Peres

Última alteração: 2023-08-28

Resumo


O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, disserta sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção de sequências didáticas para o ensino de Função Afim em turmas da 1ª série do Ensino Médio. A princípio, fez-se um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de Função, apresentaram-se algumas de suas aplicações e discutiu-se sobre as dificuldades identificadas no seu processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que devido à abstração e à abrangência alcançada pelo seu conceito, necessita-se de ferramentas e metodologias que potencializem sua aprendizagem. Nesse sentido, a dissertação discute sobre utilização das TICs na Educação e, no fato de fundamentar o seu uso no ensino de Função Afim, volta o olhar para as orientações de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da coordenação das representações algébrica e geométricas de funções polinomiais de 1º grau. Em seguida, apresenta-se a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) e os princípios propostos por Mayer (2009) e, nessa perspectiva, descreve-se a construção de uma Sequência Didática para o ensino de Função Afim em turmas da 1ª série com o auxílio do software GeoGebra. Finalmente, a partir dos dados obtidos com a aplicação da Sequência Didática em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola do Estado de Minas Gerais, houve a análise interpretativa. Da análise, chega-se às seguintes observações: o uso das TICs é bem-vindo no Ensino da Matemática no Ensino Médio, mas é preciso se fundamentar teoricamente no intuito de garantir os resultados almejados, isto é, percebe-se que, no percurso da Sequência Didática, podem ser necessárias adequações, o que demanda atenção e cuidado constantes do professor.

Palavras-chave


Função Afim. GeoGebra. Sequência Didática.