Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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O USO DE FONTES MANUSCRITAS E LITERÁRIAS PARA O ENSINO E O LETRAMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO: ESCRAVIDÃO, FORMAS DE LUTAS E RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL.
Maria Eliza Campos Souza, James William Goodwin Jr., Fernanda Cristiane Monteiro

Última alteração: 2023-09-05

Resumo


O projeto discute as possibilidades do uso de fontes históricas manuscritas, impressas para o ensino da História em sala de aula na Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada e produzir dois módulos didáticos para a primeira e segunda séries, completares ao tradicional livro didático, com a temática da escravidão no Brasil. A utilização de fontes históricas e literárias no ensino de História tem cumprido o importante papel de tornar a aprendizagem dessa disciplina escolar mais atrativa, estimulante ao desenvolvimento da interdisciplinaridade para uma formação mais ativa e crítica dos estudantes. No que diz respeito às apropriações de fontes manuscritas, impressas e da literatura para o ensino e uso didático nas práticas pedagógicas, Circe Bittencourt (2008) salienta que elas podem servir para introduzir um tema de estudo por meio de uma situação problema, para reforçar a ação de determinados sujeitos históricos, e que os objetivos para o seu uso em sala de aula podem ser diversos. É preciso dizer também que o seu emprego tem se tornado cada vez mais recorrente como um recurso didático, e justifica-se pelas contribuições que pode oferecer para o desenvolvimento do pensamento histórico entre os estudantes. Nessa etapa do projeto estão sendo produzidos módulos didáticos que privilegiarão a temática da história da escravidão e resistências ao regime escravista no período colonial e no século XIX. Serão trabalhadas as fontes seguintes: a HQ de Marcelo D’Salete, Angola Janga: uma história de Palmares, requerimentos de alforriados à justiça colonial, textos impressos em jornais, a favor e contra a abolição, e o conto de Machado de Assis, Pai contra mãe. Ou seja, fontes manuscritas, fontes impressas em jornal e duas narrativas sendo uma literária e outra jornalística, para montagem e produção dos módulos didáticos que, posteriormente, serão levados às salas de aula dos proponentes do projeto.

Palavras-chave


Fontes. Ensino de História. Resistência.