Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
USO DE MÍDIAS SOCIAIS E A INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO ENTRE ADOLESCENTES
Karina Lúcia Ribeiro Canabrava, Vitória Vilar Santos Profeta

Última alteração: 2023-08-21

Resumo


O uso de mídias sociais pelos adolescentes estabelece uma rotina em que permanecem mais tempo sentados ou deitados, causando aumento do comportamento sedentário. O estudo teve o objetivo de investigar o impacto do uso de mídias sociais no comportamento sedentário de adolescentes do ensino técnico integrado. Foram avaliados estudantes de 14 a 19 anos dos cursos técnicos do CEFET/MG, IFMG e IFTM. A coleta dos dados foi realizada de forma online obtendo-se as variáveis relacionadas às características da amostra, comportamento sedentário e o uso de mídias sociais. Foram avaliados 203 estudantes, sendo a maioria na faixa etária de 14 a 17 anos (61,1%), do sexo feminino (58,6%) e matriculados na 1ª série do curso técnico (44,8%). Observou-se que o comportamento sedentário é elevado entre os estudantes, sendo que os mesmos permanecem aproximadamente 8 horas por dia na posição sentada, sendo esse tempo maior nos dias de semana. Também observou-se elevado tempo gasto com equipamentos de tela, sendo superior a 7 horas por dia no final de semana. Houve grande influência das mídias sociais no comportamento sedentário, sendo que os estudantes passam aproximadamente 5 horas por dia utilizando as redes sociais. O WhatsApp foi a mais frequente delas (96,0%), seguido pelo Youtube (89,6%) e Instagram (88,1%). Observou-se que o tempo de permanência nas mídias é semelhante entre os meninos (275,8 min/dia) e as meninas (279,9 min/dia). No entanto, observou-se que para todas as variáveis relacionadas à dependência das mídias, as meninas parecem apresentar maior dependência das mesmas, uma vez que, passam mais tempo pensando nas redes sociais, sente necessidade de usar mais e mais, usa a fim de esquecer problemas pessoais, tentou reduzir o uso mas não obteve sucesso e ficou incomodada quando foi proibida de usar as mídias. Conclui-se que o tempo de tela é elevado entre os estudantes e há grande influência das mídias sociais no comportamento sedentário.

Palavras-chave


Adolescentes. Comportamento Sedentário. Mídias Sociais.