Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
NAS TRAMAS DISCURSIVAS DO NOVO ENSINO MÉDIO: CONSTITUIÇÃO DE UM BANCO DE RECORTES DISCURSIVOS
Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Vinícius Leite da Silva, Júlia Demétrio Xavier, André Filipe Xavier Ferreira

Última alteração: 2023-09-05

Resumo


Esta pesquisa (Edital da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-MG - 103/2022 – PIBIC) problematizou as tramas discursivas em que está envolta a educação brasileira. Devido às mudanças curriculares, atualmente, observa-se a presença de instituições privadas na escola pública através de consultorias, oferta de laboratórios e de materiais didáticos, entre outros. Diante disso, esta pesquisa objetivou a constituição de um banco discursivo para pesquisas e a análise de apostilas, vídeos etc., produzidos por organizações como Instituto Ayrton Senna, Fundação Lemann etc., acerca do “novo” ensino médio, das competências socioemocionais, entre outros, à luz da análise do discurso francesa e de ferramentas foucaultianas. Nos estudos teóricos e analíticos, observou-se que a maioria das orientações pedagógicas e dos conceitos propostos têm implicações conflitantes com os pressupostos de uma educação emancipatória, ou seja, os discursos presentes nos documentos oficiais podem, a princípio, parecer se preocuparem com a formação de base freireana - que busca formar sujeitos críticos e livres, desenvolvendo a autonomia, a fim de promover a capacidade de questionamento para que, dessa forma, se possa questionar a realidade e transformá-la. No entanto, nota-se efeitos de sentido neoliberais e a forma(ta)cão de sujeitos qualificados para o mercado de trabalho, resilientes e capazes de se adaptarem a diversas realidades, mas não necessariamente de modificá-las, o que contraria os pressupostos de uma educação democrática e transformadora. Partindo da importância de desnaturalizar e problematizar a racionalidade neoliberal e suas formas de conduzir as condutas, de produzir os sujeitos dos quais precisa, como forma de compartilhar a pesquisa, houve participações em eventos acadêmicos e a realização de um workshop intitulado “Nas tramas discursivas neoliberais: problematizando a BNCC e as competências socioemocionais” à equipe pedagógica da escola pública Amélia Josefina Keesen.

Palavras-chave


Neoliberalismo. Educação brasileira. Mudanças curriculares