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CORPO, OLHAR E LIRISMO NA CIDADE
Última alteração: 2023-09-04
Resumo
Este projeto visou a estudar perspectivas sobre o contemporâneo e sobre os deslocamentos dos corpos no espaço urbano, a partir de análise da antologia de contos Os Passos em volta, do escritor português Herberto Helder (2005). Partiu-se do pressuposto de que a dinâmica dos corpos, o anonimato dos indivíduos no espaço urbano e a subjetividade do olhar contribuem para a elaboração de imagens afetivo-memorativas no processo escritural. A relevância deste projeto se justificou pela pesquisa cultural e imagética, além de enfoque sobre produção literária de cultura portuguesa. A perspectiva teórica foi fundamentada no escopo da Literatura Comparada, mais especificamente nos estudos elaborados em campos multidisciplinares entre literatura, outras artes e mídias, história, filosofia, fotografia e arquitetura. O enfoque metodológico foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, visando a trazer contribuições para os estudos literários e interartísticos e a fortalecer conexões entre literatura e fotografia na construção de leituras críticas sobre o os deslocamentos do indivíduo no espaço urbano contemporâneo. Na discussão dos resultados, a abordagem teórica foi fundamentada numa perspectiva de crítica literária que focalizou os textos, a partir de uma teia de relações com outros textos, abrindo um campo de análise da cultura em torno de valores históricos, políticos e sociais que visam a questionar a dinâmica das relações no contexto urbano. Foram considerados também aspectos filosóficos em torno da memória, do gesto, da fotografia, do corpo e da subjetividade, especialmente, a partir de Walter Benjamin, de Georges Didi-Huberman e de Giorgio Agamben. A mobilidade acadêmica internacional das alunas, em Portugal, possibilitou esse diálogo, que se aprofundou na obra de Heberto Helder, conhecida especialmente por sua experimentação com a linguagem poética, recurso também utilizado em Os passos em volta.
Palavras-chave
Literatura. Corpo. Cidade.