Tamanho da fonte:
CONTROLE DE ACESSO EM SALAS DE AULA COM BEACONS
Última alteração: 2023-08-31
Resumo
Tendo em vista o avanço crescente da automação de processos, este trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo para aplicar os dispositivos Beacon à realidade das Instituições de ensino a fim de automatizar e otimizar o processo de aferição de presença dos alunos. Beacon é uma classe de dispositivos que utilizam o protocolo wireless Bluetooth combinado com um hardware de baixo consumo energético (Bluetooth Low Energy) com um módulo de GPS integrado. Esses aparelhos permitem a troca de mensagens e ações com dispositivos eletrônicos portáteis próximos, tais como smartphones e tablets. Dessa forma, foi desenvolvido um protótipo, que é construído a partir de um ESP32, um microcontrolador de baixo custo e baixo consumo de energia que funciona como receptor do sistema, e uma pulseira Beacon que funciona como emissor. Cada aluno terá seu dispositivo Beacon, enquanto cada sala de aula, terá um receptor. Dessa forma, no advento do reconhecimento dos dispositivos que se encontram presentes no ambiente monitorado pelo receptor serão enviadas as informações colhidas para um servidor do sistema acadêmico da Instituição. Esse procedimento permite o registro preciso da presença de cada aluno, proporcionando controle assistivo aplicado à rotina de aferição acadêmica de frequência. A metodologia do trabalho envolveu o projeto da solução tecnológica, incluindo pesquisa teórica, escolha das tecnologias, montagem e implementação do protótipo, para proporcionar condições técnicas de verificação da aplicabilidade em salas de aula reais. Neste sentido, a tecnologia desenvolvida permitirá verificar: a detecção de emissores Beacon, localização, alcance, confiabilidade da conexão, interferência, precisão na contagem e eficiência do sistema.
Palavras-chave
Beacon. Iot. Detecção de presença.